Como funciona?

Entenda como é a estrutura dos Planos de Marketing
que são criados para te proporcionar os melhores resultados:

1. Motivação

Nessa etapa você irá indicar qual é o seu objetivo em elaborar seu Plano de Marketing.

É importante responder a essa pergunta logo no início para situar o trabalho e responder o restante das perguntas em função desse foco.

motivacao

2. Análise Interna

Nessa etapa você irá avaliar e indicar seus Pontos Fortes e seus Pontos Fracos.

Esse processo é essencial para saber com que atividades você terá mais facilidade para se destacar e quais deveria evitar para, então, buscar parceiros ou apoio profissional de quem domina essas outras áreas.

motivacao

3. Análise de Ambiente

Na etapa de Análise de Ambiente você irá avaliar e indicar suas Oportunidades e suas Ameaças.

Para cada item, você deve pensar em todos os aspectos externos ao seu empreendimento, que está fora de seu controle, tanto os positivos (Oportunidades), quanto os aspectos negativos, que podem atrapalhar seu negócio (Ameaças).

motivacao

4. Identificação da Oportunidade

Nessa etapa, você deve refletir e indicar como poderá atender às necessidades e desejos dos consumidores.

A compreensão da necessidade do consumidor é uma oportunidade fundamental para saber direcionar sua estratégia de Marketing.

motivacao

5. Objetivos Estratégicos

Nessa etapa você irá estabelecer objetivos para que possa medir se suas metas foram alcançadas.

Com isso, você irá direcionar o seu negócio e motivar sua equipe. Esses objetivos são estabelecidos anualmente e se referem ao médio e longo prazo. Esse procedimento precisa ser bem definido desde o início, pois é a base para determinar os recursos necessários para implantar seu Plano.

motivacao

6. Perfil dos Clientes

A etapa de Perfil dos Clientes fará você identificar corretamente o perfil de seu cliente ideal, ajudando a direcionar e concentrar seus investimentos de Marketing em um ou mais segmentos.

motivacao

7. Diferencial

Nessa etapa, você irá refletir e descrever sobre os diferenciais de seu produto ou serviço. Essa etapa é importante, pois sem diferencial você será apenas mais um.

motivacao

8. Mix de Marketing

O Mix de Marketing é uma das etapas mais importantes de seu Plano de Marketing.Aqui você irá definir suas estratégias de atuação no mercado, com base em todas as informações que você já preencheu.

As estratégias abordadas aqui compreendem:
Estratégia de Produto/Serviço; Estratégia de Preço; Estratégia de Distribuição ou Ponto; Estratégia de Comercialização; Estratégia de Comunicação, Propaganda e Promoções.

motivacao

9. Plano de Ação e Monitoramento

Nessa etapa, você irá preencher listas que lhe permitirão verificar constantemente se seu negócio está no caminho certo. Essa verificação é bastante importante, pois, por mais que um plano seja bem elaborado, se não for atualizado e utilizado, ficará defasado e não terá serventia.

O Plano de Ação compreende: Ações de ajuste de Mix de Marketing; Ações de campanha de comunicação, propaganda e promoção; Metas; Orçamento e execução financeira.

motivacao